A Missão Pompéia é constituída pela Paróquia Pessoal para os Migrantes Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e pelo Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instruções as Migrações – Cibai Migrações.
A Missão Pompéia é constituída pela Paróquia Pessoal para os Migrantes Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e pelo Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instruções as Migrações – Cibai Migrações.
A Paróquia atende a dimensão espiritual, litúrgica, sacramental e pastoral das pessoas que frequentam a Igreja. Celebra-se Missa em Português, Italiano, Espanhol, Creole e Coreano.
ATENDIMENTOS
REFEIÇÕES
FEIRAS
NACIONALIDADES
Quem Somos?
É uma Missão da Igreja Católica, atendida pelos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos que servem os migrantes desde 1939 em Porto Alegre, que tem como lema Acolher, Proteger, Promover, Integrar e Celebrar com os Migrantes. Na década de 1950 foi adquirido o atual terreno na rua Dr. Barros Cassal, 220 em Porto Alegre – RS, onde foi instalado o CIBAI Migrações (1958) e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia (1959).
Como é Constituída?
A Missão Pompéia é constituída pela Paróquia Pessoal para os Migrantes Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e pelo Centro Ítalo-Brasileiro de Assistência e Instruções as Migrações – Cibai Migrações.
Nossos Serviços
A Paróquia atende a dimensão espiritual, litúrgica, sacramental e pastoral das pessoas que frequentam a Igreja. Celebra-se Missa em Português, Italiano, Espanhol, Creole e Coreano. Celebração de festas católicas de outros países e culturas.
CIBAI Migrações, caracterizando-se como uma entidade de Defesa e Garantia de Direitos, conforme previsto na Resolução do CNAS N° 27 de 29/11/2011, no âmbito da Política Nacional de Assistência Social.
Desde a década de 50, o CIBAI Migrações atende toda pessoa e/ou grupo social em deslocamento migratório em situação de vulnerabilidade social[1], sendo que o primeiro fluxo migratório era, em sua maioria, formada por migrantes europeus, especialmente italianos, solicitantes de refúgio e deslocados da Guerra Mundial.
A partir de 1970, passou a acolher e integrar o segundo fluxo migratório de países latinos caribenhos e hispano-americanos, fruto da instabilidade dos regimes ditatoriais e do sistema político e econômico. Neste milênio, a atuação passou a acolher o terceiro fluxo migratório global denominado “novos rostos”, causado por problemas econômicos, ambientais e de conflitos bélicos. São, portanto, mais de seis décadas que abrangeram 272.569 migrantes acolhidos e atendidos.
Considerando as características do CIBAI, como entidade de Defesa de Direitos, na metodologia são adotados os seguintes procedimentos: acolhida, escuta, atendimento individual e coletivo, encaminhamento para serviços socioassistenciais da rede publica e /ou privada, cursos e oficinas, bem como realiza processos de avaliação durante o ano. O conjunto dos procedimentos objetivam o Acesso do Migrantes aos direitos civis e sociais brasileiros se materializam nas seguintes atividades:
O CIBAI Migrações também é protagonista nas ações de:
[1] Migrantes: imigrantes, emigrantes, solicitantes de refúgio, apátridas, desalojados, vítimas de tráfico de pessoas, estudantes internacionais, migrantes internos e pessoas em situação de rua.
O LEGADO DE BEATO JOÃO BATISTA SCALABRINI
Nascido em Fino Mornasco, na província de Como (Itália), em 1839, foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1863. Foi professor no Seminário de Como até 1870, quando virou vigário da paróquia de São Bartolomeu na cidade de Como. Recebeu a ordenação episcopal pelo beato papa Pio IX em 30 de janeiro de 1876 e foi enviado para a Diocese de Piacenza-Bobbio. Em 1886 Sclabrini fundou o Instituto São Rafael, que deu origem ao Movimento Leigo Scalabriniano. Em 1887, fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, ou Scalabrinianos, para cuidar dos migrantes italianos e, em 1895, nasceram as Missionárias de São Carlos. Em 1901, visitou os emigrantes italianos nos Estados Unidos e, em 1904, no Brasil. D. João Scalabrini morreu no dia 1º de junho de 1905, com 61 anos de idade, em Placência (Itália). No dia 9 de novembro de 1997, D. João Scalabrini foi beatificado pelo Papa João Paulo II.
Foi um homem que profetizou que a migração não é um fenômeno esporádico, mas parte da história e da vida do ser humano.
O Milagre dos Migrantes
Os migrantes saem do seu país de origem e mostram ao mundo os caminhos da fraternidade universal. Eles tem medo como qualquer ser humano, mas o medo não os domina e nem os governa, saem de sua terra para buscar melhores condições de vida para si e para os seus familiares. Eles desafiam aos acomodados a deixar seus medos e abrir-se à vida.
O Milagre dos Colaboradores e Doadores
O Apoio e a compreensão de toda a comunidade, colaboradores e doadores com a Missão Pompéia CIBAI Migrações fez possível 3.753 ajudas à pessoas migrantes de solicitantes de refúgio recém chegados ao país e em situação de vulnerabilidade. Eles receberam um auxilio eventual de alimentação, leite, fraldas, vestuários, cobertores e kits para bebês.
Nosso Milagre é seu Milagre
Durante o Ano de 2019, com a luz, o amor, a solidariedade e o afeto de cada um de vocês da comunidade, pessoas amigas, voluntários, colaboradores e migrantes, conseguimos dar um pouco de esperança e conforto a muitos irmãos e irmãs migrantes em situação de vulnerabilidade. “Quem não vive para servir, não serve para viver” (Mahatma Gandhi).
Por isso com muito carinho e gratidão, agradecemos a cada pessoa em particular por servir nas ações de acolhida, proteção, promoção, integração e celebração juntos aos migrantes ajudando a dar um sentido à vida com esperança de um novo recomeço em um país diferente o de nascimento.
Site Desenvolvido com ♥ por ZoeDea Studio