PROJETO CONEXÃO PORTUGUÊS – CIBAI MIGRAÇÕES

O projeto Conexão Português, desenvolvido pela Missão Pompéia através do CIBAI Migrações, busca o acolhimento dos imigrantes advindos dos mais diversos países e deseja que o idioma não seja uma barreira para estabelecer relação com a nossa cultura. Além de ensinar a língua materna brasileira aos imigrantes chegados ao Rio Grande do Sul, o curso proporciona-lhes a criação de novas raízes à terra que os acolhe.

Ao frequentar as aulas de português, os alunos também recebem orientações por meio de palestras jurídicas, treinamento multicultural e são inseridos ao novo contexto social por meio de passeios, atividades culturais, oficinas de dança e de teatro.  

Através de todas essas atividades realizadas em conjunto, o imigrante deixa de ser apenas observador da nova realidade e aprimora também a sua participação em nossa sociedade, eis que passa a contribuir para o misto cultural existente em nosso país, o que traz o resgate à sua cidadania. Atualmente, o Conexão Português possui mais 160 (cento e sessenta) alunos, divididos em oito turmas, de acordo com os níveis de conhecimento da língua (nivelamento e acolhida, módulos I, II e III) e conta com uma equipe de 20 voluntários prontos para recebe-los às quintas-feiras e aos sábados.

Anúncios