Missao Pompeia: Tudo o que você precisa saber para tirar o visto

Ao viajar para outro país, é importante ter passaporte e visto. Para o visto, isso envolve um longo período de processamento junto com uma série de papéis para cumprir todos os requisitos necessários. No entanto, isso é vital quando você está indo para diferentes países, principalmente aqueles que exigem isso estritamente de seus visitantes. Se você está planejando obter um visto, aqui está tudo o que você precisa saber sobre isso na Missao Pompeia:

Diferenças entre visto e passaporte

Visto e passaporte são dois termos comumente usados ​​em viagens para fora do seu país. Como ambos são necessários para sua viagem, é importante saber as diferenças entre eles. A maioria das pessoas tende a trocar os dois, enquanto outros acreditam que são a mesma coisa. No entanto, esses dois requisitos são totalmente diferentes e servem a propósitos diferentes. Aprofunde-se nos detalhes aqui:

  • Passaporte: É um documento ou carteira de identidade emitido pelo governo que é dado a um cidadão de um determinado país. Este contém o seu nome, data de nascimento, sexo, endereço e local de nascimento. Além disso, é aqui que os oficiais de imigração vão carimbar você quando você entrar no país deles.
  • Visto: É uma permissão oficial que um país específico permite que você visite sua nação. Esta é geralmente uma autorização temporária que é dada aos portadores de passaporte que estão indo para o seu país por um determinado período e motivo, como trabalho, lazer ou escola.

Quais são os diferentes tipos de vistos?

Cada país tem seu próprio conjunto de tipos de vistos que estão disponíveis para eles. No entanto, os tipos mais comuns são os seguintes:

  • Visto de turista

Como o próprio nome indica, os vistos de turista são para pessoas que estão visitando um país por um determinado período de lazer. Isso é o que muitas vezes é dado para aqueles que simplesmente querem visitar um local específico e ver os pontos turísticos.

  • naturalização Os vistos

de imigração e naturalização são concedidos àqueles que se tornaram residentes daquele determinado país. No entanto, alguns precisam passar por um árduo processo para serem oficialmente chamados de imigrantes. Por outro lado, há casos em que você pode se naturalizar por meio do casamento.

  • Vistos de estudante

Para aqueles que planejam estudar no exterior, os vistos de estudante são a opção certa para você. Isso é dado àqueles que estão tendo seus diplomas de graduação ou pós-graduação em um determinado país por um período de tempo especificado. Geralmente varia de alguns meses a anos, dependendo do acordo declarado com a embaixada ou consulado.

  • negócios ou de trabalho Os vistos

de negócios são aplicados a trabalhadores não imigrantes e imigrantes que permanecem em um determinado país por motivos relacionados ao trabalho. Um exemplo disso é quando você é atribuído a uma filial diferente de sua empresa, onde você deve permanecer por um período específico.

Guia passo a passo de como solicitar um visto Schengen

Se você planeja entrar em qualquer país da Europa, é importante saber se é necessário um visto Schengen. Este visto cobre 26 países europeus diferentes, como Noruega, Islândia e Suíça, entre outros. Veja o guia passo a passo para ajudá-lo ao solicitar um visto Schengen. No entanto, observe que os mesmos passos também são aplicáveis ​​para outros lugares como aqueles que estão interessados ​​em solicitar vistos na América do Sul:

Identifique que tipo de visto Schengen você precisa

Dependendo do seu objetivo em ir para a Europa, você precisa escolher qual tipo de visto é adequado para sua situação. Veja os diferentes tipos de visto Schengen aqui:

  • Visto de trânsito: Este é para pessoas que precisam entrar na zona Schengen como forma de mudar de meio de transporte. Geralmente é aplicado a marítimos que se deslocam de um local para outro.
  • Vistode turismo : É para viajantes que entrarão em diferentes países do espaço Schengen com um prazo máximo de 90 dias. Isto é apenas para fins de lazer. Para os cidadãos não europeus, eles devem indicar o destino desejado.
  • Visto para visitar familiares ou amigos: Aplica-se apenas a quem tem familiares ou amigos em qualquer país do território Schengen. Isso requer uma carta de convite da pessoa que você planeja visitar como prova.
  • Visto de negócios: Este é para o único propósito de fazer qualquer negócio relacionado ao trabalho na União Européia.
  • Visto para atividades culturais e esportivas: é para pessoas que viajam para o espaço Schengen para participar de um determinado evento cultural, esportivo ou religioso. Também é utilizado para equipes de filmagem que estão gravando um filme em um local específico.
  • Visto para visitas oficiais: Destina-se a quem foi convidado a participar de determinados eventos como reuniões, consultas, negociações e intercâmbios entre outros.
  • Visto de estudo: Este é para pessoas que estão entrando no espaço Schengen por um determinado período de tempo para estudar. Varia de três meses ou mais, dependendo do tipo de curso que você está fazendo.
  • Visto por motivos médicos: é aplicável a pessoas que precisam visitar o território Schengen para tratar sua condição médica. Isso pode chegar a até 90 dias, dependendo de quanto tempo é necessário para o tratamento.

Saiba onde você precisa aplicar

Após identificar que tipo de visto você precisa, o próximo passo é saber para onde você pode enviar seus requisitos para isso. Pesquise na sua área onde você pode enviar esses documentos necessários, que geralmente são qualquer um dos seguintes locais:

  • Embaixada
  • Um de seus consulados
  • Centro de vistos.

Inscreva-se no momento mais adequado

Como os vistos Schengen levam mais tempo para serem processados, você deve solicitar no momento mais adequado. Conheça os prazos designados e envie todos os documentos necessários. O mais cedo que você pode enviar seu pedido é seis meses antes da sua viagem programada. Enquanto o mais tardar é pelo menos 15 dias úteis antes da sua viagem planejada.

Marcar uma consulta

A maioria das consultas de visto Schengen é feita através de um processo de reserva, por isso é importante marcar uma consulta com antecedência antes de esgotar uma vaga disponível. Você pode encontrá-lo através de seus portais on-line, portanto, verifique-os regularmente.

Preencha o formulário de pedido de visto

Como um dos documentos mais importantes em seu pedido de visto, é importante preencher seu formulário de forma correta e honesta. Isso inclui todos os detalhes necessários sobre você, tais como:

  • Suas informações pessoais
  • Seu histórico
  • Seu propósito para visitar
  • Outros detalhes relacionados à sua viagem.

Reúna os documentos necessários

Para aumentar suas chances de obter seu visto aprovado, você precisa reunir todos os documentos necessários que eles exigem. Verifique o site deles para todos os detalhes, mas na maioria das vezes eles exigem o seguinte:

  • Formulário de solicitação de visto
  • Passaporte válido
  • Duas fotos idênticas
  • Apólice de seguro
  • de viagem Bilhetes de ida e volta
  • Comprovante de acomodação
  • Comprovante de recursos financeiros.

Compareça à entrevista de visto a tempo

No dia da sua consulta, certifique-se de chegar a tempo para deixar uma boa impressão. É aqui que você será um certo entrevistador, onde também enviará seus documentos necessários. Nesta entrevista, serão feitas diferentes perguntas, como sua vida pessoal, experiência profissional e detalhes sobre sua viagem. Lembre-se de manter a calma e responder tudo com sinceridade. Isso geralmente durará cerca de 10 a 15 minutos, então dê o seu melhor.

Pagar a taxa do visto

Ao solicitar um visto, você é obrigado a pagar uma taxa não reembolsável pelo processamento do seu pedido. A tarifa mais normal é de 80 euros por pessoa. No entanto, isso não se aplica a todos e pode variar para crianças mais novas.

Espere pacientemente pelos resultados

Depois que todas as etapas necessárias forem concluídas, a última coisa que você precisa fazer é esperar pacientemente pelos resultados. Isso geralmente leva cerca de 15 dias para que sua inscrição seja processada, portanto, esteja sempre atento a quaisquer atualizações.

Dicas para solicitantes de visto pela primeira vez

Solicitar um visto pode parecer difícil no começo, mas lembre-se de usar essa experiência como uma oportunidade de aprendizado. Contanto que você siga todas as orientações necessárias, você tem grandes chances de conseguir seu visto aprovado em pouco tempo. Para ajudá-lo a se preparar melhor para isso, aqui estão algumas dicas perfeitas para solicitantes de visto de primeira viagem:

  • Esteja pronto para falar fluentemente em inglês
  • Fale mais sobre você sem ser tímido
  • Seja direto ao ponto
  • Reúna todos os documentos necessários e verifique novamente se você os tiver no momento da entrevista
  • Sorria e mantenha a calma durante a entrevista
  • Conheça todos os detalhes da sua viagem
  • Indique claramente o motivo da sua visita e elabore-o
  • Mantenha-se positivo, não importa o que aconteça.

Visite Missao Pompeia para mais informações

Para mais dicas e guias sobre migração, confira tudo aqui na Missao Pompeia. Também atendemos imigrantes que precisam de ajuda. Visite nosso site para mais detalhes sobre nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.