AULAS DE PORTUGUÊS

CONEXÃO PORTUGUÊS

 

O Projeto Conexão Português, por sua vez, busca promover a interculturalidade, para que o idioma local não seja uma barreira na inserção comunitária e laboral, deixando o migrante e solicitante de refúgio de ser espectador no país em que escolheu viver, para tornar-se cidadão.

O curso visa capacitar o migrante a aprender português a fim de comunicar-se com precisão, buscando habilitá-lo a explicitar ideias e significados, interpretar e promover diferentes situações ou contextos sociais, propiciando-lhe diversas possibilidades de emprego da língua (Plano de Curso).

Para alcançar tais intuitos, foi observada a necessidade de desenvolvimento de quatro níveis de aprendizado, conforme o grau de conhecimento da língua portuguesa e de experiência com ela: Nivelamento e Acolhida (Pré-Iniciante), Módulo I (Nível Iniciante), Módulo II (Nível Intermediário) e Módulo III (Nível Avançado).

A primeira fase consiste no Nivelamento que, além de testar o conhecimento e experiência com a língua, também tem o intuito de acolhida ao imigrante recém-chegado (para principiantes, sem conhecimento da língua portuguesa).

No Módulo I, os alunos desenvolvem as habilidades fundamentais de leitura, escrita e conversação a partir de temas que fazem parte do seu quotidiano (para principiantes com conhecimento básico de português).

O Módulo II, por sua vez, corresponde ao aprofundamento do conteúdo ensinado, propiciando o domínio de itens gramaticais básicos (aperfeiçoamento das habilidades orais e escritas de alunos que se comunicam em português).

O Módulo III é o último nível oferecido pelo projeto, no qual o aluno realiza o estudo de estruturas mais complexas do português em debates, leitura de textos de jornal, como também a produção textual (para aqueles que apresentam bom desempenho oral e necessitam desenvolver a habilidade escrita em norma culta).

A Missão Pompéia CIBAI Migrações conta com uma equipe de 20 voluntários prontos para recebê-los.

Você quer aprender português? Venha fazer parte do nosso curso.

Conforme calendário escolar, as aulas são nas quintas-feiras e sábados de 9:00 às 11:30.

Inscrições durante todo o ano. Para se inscrever no curso, basta comparecer a um dos dias em que possuímos aulas.

 

Os professores voluntários da Missão Pompéia “Conexão Português” que auxiliaram no aprendizados de 291 estudantes, chegando a 10.476 assistências e atendimentos em 2019.

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this